Pesquisar este blog

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Melhor livro 2010 é de Yves Clot

             Quando criei este blog foi com o intuito de apresentar informações, e promover discussões acerca das questões do mundo do trabalho. Porém, nessa postagem gostaria de compatilhar com os leitores uma experiência pessoal. "Durante a apresentção do meu trabalho monográfico de graduação, a coordenadora do curso (uma das avaliadoras em minha banca) fez a seguinte colocação: "... você fala sobre a obra de Yves Clot com muita propriedade, e com muita segurança. Você diz como quem está falando de algo em que realmente acredita. Isso é muito bacana." Eu lhe respondi: sim, eu realmente estou dizendo de algo que acredito."
          Minha admiração pelo trabalho de Yves Clot começou durante a leitura de seu livro,  " A Função Psicológica do Trabalho", e desde então, se fez apenas crescer e consolidar-se cada vez mais. Como não admirar alguém que tem como premissa de seu trabalho a ética, e o respeito?


"Os psicólogos da análise do trabalho francofônica desbravaram um valioso caminho de possibilidades e deixaram uma rica herança para aqueles que perpetuam os estudos em análise do trabalho. Eles são para mim objeto de grande respeito, porque são eles que me permitiram introduzir-me no oficio que exerço atualmente; no fundo quando eu faço a clínica da atividade é sempre pensando nos antigos, que nos deixaram uma herança que não podemos comprometer. (Yves Clot,2007)."


Yves Clot, é o vencedor do melhor livro 2010 sobre o mundo do trabalho para a "classe" de peritos

 Depois de várias semanas de discussão e deliberação terminou 25 de janeiro de 2011, os membros do júri de especialistas, presidido por Jean Auroux e composta por outros  profissionais, que escolheram o vencedor do melhor livro sobre mundo do trabalho a partir de uma seleção de cinco livros publicados em 2010. Prêmio para melhor livro sobre o mundo do trabalho escrito por um especialista é concedido para: Yves Clot, autor de  "A Obra em Couer: para acabar com os riscos psicossociais". (Fonte: CNAM)

 

2 comentários:

  1. É bom acreditar em alguma coisa Lana. É bom também escrever sobre o que acreditamos, já que isso contribui para a construção do conhecimento... E para nosso crescimento como pessoas e profissionais também.

    Abraços!
    Anderson

    ResponderExcluir
  2. Olá Anderson,

    é sempre um grande prazer reve-lo, e sempre um grande prazer ter sua visita por aqui. É verdade, o que disse! E como se diria o próprio Yves Clot: "é preciso conhecer."
    Abraços!

    Att Lana

    ResponderExcluir